Em poucas palavras…

  • 2020 – Graduado em Comunicação Digital pela Unisinos

  • 2020-2022 – Mestrando em Ciências da Comunicação pela Unisinos

  • Programador Full-stack não praticante*

  • Membro dos grupos Processocom e Digilabour

  • Pesquisador nas áreas de monitoramento, controle e vigilância digital

*Já fui programador Web, mas optei por focar nas áreas de comunicação digital e marketing utilizando os conhecimentos dos protocolos Web para atingir os objetivos comunicacionais.

Um comunicador que sabe programar.

Consigo aliar os conhecimentos das lógicas da comunicação digital com as práticas comunicacionais. Isso permite que eu consiga visualizar e planejar a maneira que a mensagem pode chegar ao destinatário.

No meu histórico de integração lógica e comunicacional está, por exemplo, a automação do abandono de inscrição dos processos seletivos da Unisinos. A minha contribuição neste projeto foi o planejamento e orientação de todos os processos de integração com o ambiente de inscrição e as ferramentas de automação de marketing.

Outra contribuição para a universidade foi a criação de um bot para a avaliação do Unisinos Conecta SL 2019 no qual, a partir de uma estratégia de SMS, os visitantes podiam avaliar de forma intuitiva as atividades das quais participaram.

Também, em caráter experimental, criei uma página não oficial do curso de Comunicação Digital na qual integrei um bot conversacionalagenda para marcar uma conversa com os orientadores do cursofluxo de e-mail marketing.

Esses projetos e outros você pode acompanhar na sessão abaixo.

Trabalhos acadêmicos

Principais trabalhos desenvolvidos durante a graduação

Portfólio profissional

Principais cases no âmbito profissional

Trabalhos como pesquisador

Produções acadêmicas como pesquisador

Fabricio é uma pessoa que possui um conjunto muito qualificado de competências, habilidades e atitudes que, embora apenas tendo um contato maior com ele na minha condição de professor, o coloca em uma condição bastante acima da média de sua geração no que diz respeito a: capacidade de escuta e aprendizagem, engajamento e liderança em atividades de equipe, pró-atividade na busca de soluções não previstas, repertório atualizado sobre situações diversas relativas ao campo da chamada comunicação digital. Além destes aspectos, deve ser ressaltado sua postura diante dos colegas e professores e uma boa disciplina de trabalho (work ethic).

Gustavo Fischer, Professor - Unisinos

Fabrício é um profissional de criatividade aguçada e facilidade de comunicação impressionante, gosta de desafios e sempre doa-se para trazer os melhores resultados possíveis em qualquer projeto que esteja participando. Destacasse também pela facilidade ao trabalhar em grupo e expor suas ideias.

Cleberson Bieleski, Assessor de Ciclo de Crédito Digital na Sicredi Pioneira RS

Proatividade, organização e liderança definem o Fabrício. Fui professor dele dentro do curso de Comunicação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e tanto individualmente quanto em grupo posso atestar a qualidade do trabalho, o interesse e a vontade de sempre ir além, não tendo problemas com desafios complexos e imprevistos. É uma pessoa com muita facilidade de comunicação, e com certeza uma enorme adição a qualquer equipe.

Guilherme Caon, Professor - Unisinos

Fabricio e eu trabalhamos juntos no desenvolvimento do produto digital Liberte.se, na graduação em Comunicação Digital. Nesta experiência pude perceber o quão fácil é trabalhar com ele devido a sua responsabilidade, dedicação, pontualidade e lógica apurada. Além disso, o Fabrício não tem medo de aprender, abandonando velhos discursos e sempre substituindo por novos conhecimentos, se renovando.

Juliana Viegas, UX Designer

O Fabrício – que foi meu aluno em algumas disciplinas no curso de Comunicação Digital na UNISINOS – é uma pessoa com muitas qualidades indiscutíveis: facilidade de se relacionar e trabalhar em grupo, iniciativa, curiosidade, predileção por desafios, interesse em inovar, inconformismo e capacidade técnica. Com esses atributos, sua facilidade em se adaptar a diversas situações e sua capacidade natural de liderar, certamente terá um futuro brilhante pela frente.

Sílvio Alves, Professor - Unisinos

Há estudantes que passam na sua trajetória em sala de aula e fica muito claro, desde o princípio, o motivo pelo qual eles são e serão sempre diferenciados. A sagacidade pelo conhecimento, o cultivo à curiosidade, a disposição para o novo, o respeito por quem está alguns anos a frente em termos de experiência.

Se formar profissionais qualificados tivesse receitinha fácil, esses poderiam ser os ingredientes. Mas de nada adianta isso se a pessoa com a qual você se relaciona não fizer proveito desse momento, não colocar o saber em movimento, não testar seus limites – e os limites de quem o rodeia também.

Dar aula ao Fabrício e ser um dos seus mentores na universidade é estar, continuamente, com os limites sendo testados. Os dele e os meus. O que faz do nosso relacionamento um motocontínuo de aprendizado mútuo.

Daniel Bittencourt, Professor - Unisinos

O Fabrício é um aluno proativo, sempre muito engajando nos projetos que desenvolve. Consegue articular, de forma competente e criativa, questões teóricas às demandas práticas envolvendo o universo da Comunicação Digital.

Além disso, demonstra capacidade para trabalhar em grupos de forma integrada e colaborativa, conseguindo transmitir e absorver conhecimentos e informações ao longo das etapas de trabalho.

Micael Behs, Professor - Unisinos